Os estudantes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) têm organizado um bandejão na Moradia Estudantil com refeições a R$2,00 nos finais de semana. A promoção das refeições coletivas ocorre como forma de mobilização e protesto para que a Reitoria disponibilize alimentação no Restaurante Universitário (RU) aos sábados, domingos e feriados.
De acordo com o divulgado pelos estudantes, têm ocorrido cerca de 400 a 500 refeições a cada “Bandejão da Moras”, como é nomeada a refeição coletiva. A primeira edição do Bandejão ocorreu em 25 de fevereiro e outras ocorreram durante finais de semana e feriados nos meses de abril e maio.
Os estudantes ressaltam que a luta é por permanência estudantil. Os Restaurantes Universitários, tanto nas Universidades Estaduais quanto Federais, compõem hoje a política de permanência que com maior amplitude atinge a maioria dos estudantes. Em diversas universidades, o Movimento Estudantil tem lutado para que essa se garanta e se mantenha como uma política universal de permanência.
Em publicação pelo Instagram, os estudantes denunciam:
“A nossa reivindicação é pela abertura do RU aos finais de semana e que seja feito em condições de dignidade para os trabalhadores da Soluções (Empresa terceirizada que administra o RU). Barão Geraldo é um bairro caro, com produtos que chegam a custar 50% a 70% a mais que em outras regiões de Campinas, a própria cidade está no ranking das mais caras para se viver no Brasil. Precisamos urgentemente de uma política de alimentação aos finais de semana.
O Bandejão da Moras irá continuar acontecendo até que a Unicamp proponha uma solução. Foram 400 refeições em 3 dias e o número tende a aumentar conforme vamos chegando ao final do mês (…).”
Os alimentos para produção das refeições no “Bandejão da Moras” são arrecadados pelos próprios estudantes a partir de doações ou com dinheiro de outras atividades que eles realizam, como o Bazar Solidário da Moras; além de se manter com as arrecadações da própria atividade, através do valor de R$2,00 por refeição. Qualquer estudante interessado pode participar das mobilizações pelo Restaurante Universitário organização do “Bandejão da Moras”, auxiliando nos dias de atividade, entre cozinha e administração da distribuição das refeições.