Jornal socialista e independente

O Universidade à Esquerda é um veículo jornalístico independente e socialista que busca pela via da produção de notícias, debates e entrevistas circular informações e análises sobre a Universidade e a sociedade que possam contribuir para a luta dos trabalhadores em direção a uma sociedade sem classes. Nosso jornal busca servir aos trabalhadores e estudantes que constroem a estratégia socialista no interior das universidades e fora dela por meio da apresentação de análises rigorosas marxistas e socialistas da conjuntura da luta de classes expressos nas coberturas jornalísticas e textos de opinião.

Informar sobre a realidade e apresentar às análises dispondo-as a todos é nossa tarefa central. A escolha deste instrumento deriva da avaliação que vivemos um período de acirramento da luta de classes e vemos como na Universidade e na sociedade a política burguesa tem ganhado (ainda mais) espaço entre os trabalhadores. Não à toa crescem país afora um conjunto de organizações, coletivos, jornais fundamentados pelo liberalismo. 

Frente a isso os partidos e organizações políticas da classe trabalhadora tem se mostrado muito aquém do que a conjuntura nos exige. Desde junho 2013 os trabalhadores tem se colocado em presença em grande escala, temos visto um conjunto de fortes lutas e mesmo assim temos sido constantemente derrotados. Se estas derrotas nos são impostas pelo capital, também tem papel nela aqueles sujeitos que no interior do movimento dos trabalhadores expressam as políticas da burguesia. 

Por isso o exercício da crítica doa a quem doer é para nós um exercício fundamental. E é também importante podermos reconhecer nos diferentes cantos do país às experiências de luta, elaborarmos sobre elas, fazer delas memória e ação. E a isto este jornal também buscará servir. Registrando às lutas na universidades e nas cidades. 

Estas tarefas não são absolutamente novas para nós. Desde 2013 criamos um coletivo jornalístico que mantém o veículo UFSC à Esquerda e desde 2016 a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra. Há algum tempo debatemos intensamente a criação deste novo jornal tendo em vista os desafios que a luta de classes nos tem imposto a todos nós que construímos a estratégia socialista. Decidimos por criá-lo num momento decisivo para a classe trabalhadora no qual recebemos um expropriação brutal de nossa vidas com a Reforma da Previdência e enfrentamos uma ameaça frontal à Universidade Pública.  

Esperamos poder servir a nossos leitores contribuindo na luta conjunta pela universidade e pelo socialismo. 

Setembro de 2019