Jornal socialista e independente

Notícia

Estudantes da UFF lutam contra desmonte da universidade e restrição de seu acesso

Reitoria publicou Portaria de redução de gastos no último mês

Imagem: Ato do Movimento Estudantil da UFF em 26 de junho de 2023. Foto: Associação dos Docentes da UFF (Aduff)/Luiz Fernando Nabuco.
Por Caroline Custódio, redação do Universidade à Esquerda
03 de julho, 2023 Atualizado: 20:56

O Movimento Estudantil da Universidade Federal Fluminense (UFF) se encontra em luta contra a Portaria Nº 68.548, publicada em 19 de junho pela Reitoria com o intuito de reduzir os gastos na universidade. Dentre as medidas propostas pela reitoria de Antônio Cláudio da Nobrega, o Movimento Estudantil destaca a suspensão de obras de infraestrutura e restrição do espaço da universidade pelos estudantes e comunidade.

A Reitoria da UFF declarou, em nota, que o cenário orçamentário da universidade encontra-se insuficiente ainda no governo Lula (PT) e que é necessário “equilibrar as contas”. Porém, dentre as medidas apresentadas na Portaria 68.548 para reduzir os gastos, o Diretório Central dos Estudantes – Fernando Santa Cruz (DCE) tem chamado a atenção para a suspensão por seis meses de obras importantes para a manutenção da infraestrutura da universidade; e a suspensão, também por seis meses, de atividades que não sejam de obrigação curricular após às 17h, aos finais de semana e feriados na universidade.