Jornal socialista e independente

Notícia

Reitorias da UFMS e UFMA tentam alterar normas das universidades

Reitores aproveitam pandemia para ferir princípios da universidade pública

Imagem: Reprodução/ANDES
Por Maria Alice de Carvalho, redação do Universidade à Esquerda
29 de abril, 2021 Atualizado: 09:44

O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) denunciou, na tarde de hoje (29), o fato de que as reitorias da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA) vêm tentando alterar normas das universidades sem participação da comunidade acadêmica.

O Sindicato aponta que durante a pandemia, com o isolamento social, as reitorias têm se aproveitado para propor alterações no estatuto e regimento das universidades de forma monocrática e autoritária. 

Durante o mês de abril, as reitorias das duas universidades propuseram alterações substanciais nos documentos responsáveis por regulamentar e normatizar o funcionamento administrativo e estrutural das instituições.

Estando a comunidade acadêmica em suas casas, devido à suspensão do ensino presencial, as decisões são tomadas sem sua ampla participação e  conhecimento. Pelo menos, é dessa forma que os reitores vêm tentando alterar inclusive princípios das universidades públicas.