Jornal socialista e independente

Notícia, Outros

Previsão orçamentária da UFF para 2021 tem corte de 16,5%

Foto: Diego Baravelli
Por Martim Campos, redação do Universidade à Esquerda
25 de fevereiro, 2021 Atualizado: 17:00

A redução no orçamento para as despesas das 69 universidades públicas do país aponta para urgência do debate atualmente, que permanece distante das pautas dos movimentos estudantis e reduzidos à escolha de quais gastos são possíveis pagar no momento.

Desde o ano passado, o Ministério da Educação (MEC) informou que as instituições deverão ter corte de R$ 1,4 bilhão no orçamento neste ano. O aumento nos cortes orçamentários discricionários (gastos de custeio e capital, que são destinados para pagar despesas como manutenção de laboratórios, salas de aula, energia, água, serviços de segurança e limpeza, etc.), que se intensificam há pelo menos uma década, dificultam cada vez mais a realização de pesquisas, ensino e extensão.

Leia também: Universidades anunciam medidas de racionamento perante os cortes

Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2021 ainda não foi votado no Congresso Nacional, mas está prevista uma redução de 17,5% do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior.

Na Universidade Federal Fluminense (UFF) o corte proposto nos valores discricionários seriam de R$ 29 milhões de reais, representando uma redução de 16,5% em relação ao ano passado.