Notícia
Internacional: Greve na Universidade da Califórnia – #Colaforall #Payusmoreucsc
Estudantes de pós-graduação da Universidade da Califórnia – Santa Cruz (Estados Unidos) estão em greve. Eles reivindicam um reajuste nos seus pagamentos o adequando ao alto custo de vida na cidade. O movimento tem sido chamado de “cola4all”, “cost of living adjustment for all” – ajuste no custo de vida para todos.
Os estudantes além de desenvolverem suas pesquisas trabalham para a universidade como professores assistentes. Isto implica em uma alta de carga de trabalho. E que tem sido mal remunerada pela administração da universidade.
Os grevistas denunciam que a cidade de Santa Cruz tem um alto custo de vida. A média do aluguel na cidade é de cerca de U$3000 Os estudantes relatam as dificuldades de manter o pagamento dos aluguéis, tendo que muitas vezes deixar as casas e pulando refeições. Reivindicam um reajuste de mais U$1400 mensais.
O movimento teve início em dezembro de 2019 quando os estudantes de pós/ professores assistentes decidiram não enviar as notas dos estudantes de graduação. Desde então às atividades do movimento tem escalado, paralisando as atividades e piqueteado as entradas do campus da universidade.
Repressão
A administração da universidade se recusa a negociar com os grevistas e tem utilizado diversos meios para reprimir o movimento. Desde o início da greve tem ameaçado os estudantes com o corte de salários, demissões e inclusive com a deportação de estudantes estrangeiros.
Não bastasse isso tem utilizado da força para reprimir os piquetes. Há inclusive denúncias de que a administração da universidade doou recursos para a polícia para comprar equipamentos repressivos. Já foram mais de 10 estudantes grevistas presos.
Há muita revolta com a presença da polícia na universidade. Faixas reivindicando pela saída da polícia do campus estão presentes em diversas manifestações. Há também muita revolta contra a ameaça aos estudantes estrangeiros.
A presidente do sistema de universidades da Califórnia Janet Napolitano, que tem ameaçado os estudantes com a demissão dentre outras medidas autoritárias, foi secretária de segurança interna do governo de Barack Obama.
Solidariedade
Os estudantes de pós tem recebido muito apoio dos estudantes de graduação, dos professores e dos técnicos. O movimento tem se espalhado pelo sistema da Universidade da Califórnia: manifestações de solidariedade e reivindicando melhores salários têm sido realizadas em San Diego, Berkley, Los Angeles, Davis, Irvine, Riverside e Santa Barbara.