Jornal socialista e independente

Notícia

Garis permanecem em greve no Rio de Janeiro!

Trabalhadores lutam por reajuste salarial e garantia de demais direitos, em seu quarto dia de greve

Foto: Reprodução/ CSP Conlutas RJ.
Por Maria Alice de Carvalho, redação do Universidade à Esquerda
31 de março, 2022 14:08

Os trabalhadores garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) encontram-se em greve desde a última segunda-feira (28). Os trabalhadores reivindicam o reajuste salarial de 25%, reajuste de 25% no tíquete alimentação, a conclusão do Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) e a implantação do Adicional de Insalubridade para os Agentes de Preparo de Alimentos (APAs).

A categoria já se encontra há 3 anos sem reajuste, sofrendo os duros impactos da inflação que temos enfrentado nos últimos anos.

A greve iniciou após uma assembleia realizada em 23 de março, no Guadalupe Country Club, onde a categoria decidiu rejeitar a proposta do prefeito Eduardo Paes de conceder um aumento de 4% no salário dos garis. Os trabalhadores exigem desde então um aumento e condições de trabalho mais justas, passando por cima até mesmo da direção do Sindicato que tentou manter uma posição de conciliação com a prefeitura e com a Comlurb. Após essa Assembleia, os garis ocuparam as pistas da Avenida Brasil em manifestação.