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Ensino híbrido na USP: “Novos Currículos para um Novo Tempo”

Imagem: colagem UàE.
Por Morgana Martins, redação do Universidade à Esquerda
23 de fevereiro, 2021 Atualizado: 20:51

No dia 10 de dezembro de 2020, a Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Universidade de São Paulo (USP) lançou à comunidade um edital que dispunha sobre o “Programa de Estímulo à Modernização e Reformulação das Estruturas Curriculares dos Cursos de Graduação na USP – Novos Currículos para um Novo Tempo”, Programa que funcionará financiando cursos que propuserem modificações no sentido de incorporar o ensino híbrido em seus currículos.

A Reitoria da USP se posiciona expressamente pelo Ensino Híbrido nos cursos de graduação, ou seja pela manutenção de parte das atividades de ensino no formato a distância. Para os dirigentes da universidade, os momentos à distância trariam benefícios para as “atividades presenciais”, pois consideram que

os ensinamentos adquiridos durante a pandemia trarão uma nova realidade para o ensino de graduação. O ensino presencial ou remoto, ou seja, o ensino híbrido (Blended learning) deverá estar presente nos cursos de graduação. Este tipo de ensino não irá substituir as atividades presenciais, mas possibilitará que as atividades presenciais sejam melhor aproveitadas, de forma integrada, contextualizada e participativa no processo ensino-aprendizagem.”