Jornal socialista e independente

Opinião

Atos pela revogação do Novo Ensino Médio: pelo que lutam os secundaristas?

Estudantes ocuparam as ruas em 19 de abril

Imagem: Ato dos estudantes secundaristas pela revogação do Novo Ensino Médio em Florianópolis/SC, 19 de abril de 2023. Foto: UFSC à Esquerda.
Por Daniella Pichetti, redação do Universidade à Esquerda
21 de abril, 2023 Atualizado: 11:28

No último dia 19 de abril, atos organizados pelos estudantes secundaristas e suas entidades representativas ocorreram em diversas cidades do país. A pauta central dos atos e mobilizações é a revogação integral do Novo Ensino Médio, além do fim da violência nas escolas.

O Novo Ensino Médio

Apesar de ter sido suspenso recentemente pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o NEM segue vigente para aqueles que estão cursando o ensino médio, com diversos problemas e desigualdades no currículo dos estudantes. O projeto foi levado ao Congresso Nacional em 2019 como Medida Provisória e aprovado à força em 2017 (Lei 13,415/2017), ainda no governo do ex presidente e golpista Michel Temer, com a justificativa de “modernização” do modelo de ensino e promessas de melhoria e flexibilização do currículo. No entanto, o que os estudantes, trabalhadores e pesquisadores da educação vêm denunciando é que o que está sendo implementado nas escolas têm sido disciplinas esvaziadas de conteúdo, aumento da carga horária e precarização do trabalho docente.