A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) tornou públicas as orientações para um plano de retorno gradual das atividades consideradas práticas nos cursos de graduação, ou seja, daquelas atividades que considera-se fundamental serem praticadas no modelo presencial. As unidades de ensino da universidade já podem requerer a volta de aulas práticas.
O Plano de Retorno Gradual de Atividades Didáticas Práticas na Graduação foi elaborado por um Grupo de Trabalho (GT), composto por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de normatizar o retorno às aulas práticas presenciais e auxiliar no planejamento de retorno nas unidades de ensino.
A decisão de retomada de algumas aulas na modalidade presencial na graduação são embasadas pelos indicadores epidemiológicos elaborados pelo GT-Coronavírus da UFRJ. Serão adotadas medidas de segurança sanitária, tais como a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de objetos individuais em atividades de laboratório; a desinfecção regular dos locais de aula; e a sinalização com a respectiva classificação de risco de contágio e informação de número máximo de ocupantes em cada espaço. Essas são medidas que serão adotadas de acordo com o Guia de Ações de Biossegurança da UFRJ.
Os grupos que estiverem envolvidos em aulas de campo passarão por testagens de Covid-19, que será organizada pelo Centro de Triagem e Diagnóstico (CTD) para Covid-19 junto ao Laboratório de Virologia Molecular (LVM).
Serão adotadas, além dessas medidas de segurança sanitária, outras medidas coletivas como treinamentos para grupos específicos, com setorização de condutas; manutenção de distanciamento interpessoal de pelo menos 2 metros; e escalonamento para garantir o número adequado de pessoas em cada ambiente.
Para que seja possível o retorno de uma atividade presencial, é necessária a apresentação do Plano de Retorno Gradual pela unidade de ensino responsável pelo curso. Os diretores das unidades devem encaminhar à Pró-reitoria de Graduação (PR-1) um ofício com informações sobre os ambientes a serem utilizados para as atividades. A decisão final de retorno presencial ou não será tomada pelo Conselho de Ensino de Graduação (CEG).
A UFRJ organizou os estudantes em três grupos de prioridade para retorno às atividades presenciais, sendo (1) concluintes dos cursos de graduação, estimados em 3.490 estudantes, (2) estudantes de todos os semestres dos cursos da área de saúde que atuam na área hospitalar e (3) os estudantes de todos os semestres dos demais cursos.
No que tange o sistema de transportes na Cidade Universitária para o retorno, serão privilegiados na retomada gradual das aulas presenciais os horários das 10 às 15h e das 18 às 21h, por serem horários de menor concentração de pessoas no transporte público.