Jornal socialista e independente

Notícia

Servidores entram na quarta semana da Jornada de Lutas contra PEC 32

Atos devem ocorrer em Brasília e nos aeroportos de pelo menos mais cinco capitais

Imagem: Manifestação dos servidores contra a Reforma Administrativa na terceira semana da Jornada de Lutas. Foto: ANDES/SN.
Por Maria Alice de Carvalho, redação do Universidade à Esquerda
04 de outubro, 2021 22:00

As servidoras e servidores públicos seguem mobilizados na construção da luta contra a Reforma Administrativa, Proposta de Emenda à Constituição PEC 32/2020. O avanço da proposta de Reforma representa um ataque a todos os trabalhadores, uma vez que possui como central a extinção da função pública, o incentivo à privatização de serviços essenciais e um maior avanço rumo à degradação das condições de trabalho de todos os trabalhadores do país.

O texto-base da Reforma, que teve como relator o deputado Arthur Maia (DEM-BA), foi aprovado no último dia 23 de setembro na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O período de discussão e votação na Comissão foi marcado por atos massivos em Brasília, o que foi fator de adiamento da votação mais de uma vez.

Frente ao ataque que representa a PEC 32/2020 e aos esforços do governo em aprová-la, os servidores têm se organizado na Jornada de Lutas contra a Reforma Administrativa, que tem se estendido durante todo o processo de tramitação.