Jornal socialista e independente

Notícia

Estreia: Prelúdio nº7 | Entrevista com Maria Lúcia Fattorelli

Primeira entrevista da segunda temporada aborda a Reforma Administrativa

Maria Lúcia Fattorelli | Reforma Administrativa e a crise | Prelúdio #7 – Segunda temporada
Por Maria Fernandez, redação do Universidade à Esquerda
03 de dezembro, 2021 Atualizado: 14:44

A primeira entrevista deste ano do Programa Prelúdio vai ao ar nesta segunda-feira (06/12), às 18h. Para abrir esta segunda temporada do programa, a convidada foi Maria Lúcia Fatorelli. A entrevista aborda um dos temas que tem centralidade para a classe trabalhadora na conjuntura atual, a Reforma Administrativa – PEC32. Neste episódio são discutidos os pontos fundamentais da reforma que atacam a classe trabalhadora e como ela se relaciona com o conjunto de ataques em andamento no contexto atual, citando inclusive a PEC dos precatórios (PEC 23).

No momento da entrevista (29/10) a PEC 23 estava em tramitação ainda na câmara dos deputados, agora ela já foi aprovada no Senado e seu texto sofreu algumas mudanças. Entre elas a retirada da previsão da securitização que foi discutida na entrevista. A retirada deste item foi possível após forte mobilização contrária dos movimentos e da Auditoria da Dívida. O texto deve voltar novamente à Câmara para aprovação dos destaques, a intenção dos parlamentares é fatiar a proposta para votar o texto em que há acordo entre as duas casas e deixar os pontos divergentes para serem avaliados posteriores e assim acelerar a tramitação. Apesar da retirada no texto do Senado a luta continua.

A convidada Maria Lúcia é Coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, tem feito um importante e incansável trabalho de estudo e divulgação de informações sobre o orçamento público e sua relação com a dívida pública que nos ajudam a desvelar os meandros pelos quais o Estado transfere dinheiro público. É conhecida e reconhecida internacionalmente por seu compromisso e trabalho, tendo atuado em comissões para auditar a dívida pública grega e a dívida externa equatoriana. Foi Auditora fiscal da Receita Federal por 28 anos.

Na entrevista, Maria Lúcia contribui para a compreensão dos meandros da organização do orçamento público para dar elementos para a luta contra a Reforma Administrativa e a defesa da função pública do serviço prestado pelos servidores. Acompanhe ajude a divulgar essa importante contribuição para fomentar a luta contra a PEC32.

Com a entrevista dezembro, o Prelúdio inicia sua segunda temporada do programa de entrevista que surgiu como uma forma de subsidiar as análises de conjuntura, de forma o mais profunda possível, contando com a contribuição de importantes intelectuais e militantes. Com o objetivo de contribuir nos debates e possibilitar análises de fôlego que o Prelúdio foi pensado e organizado pelo jornal Universidade à Esquerda em conjunto com a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora Vânia Bambirra.

Acompanhe durante o lançamento, segunda-feira (06/12) às 18h com comentários no Facebook ou no nosso Canal do Youtube. Após o lançamento os episódios do Prelúdio ficam disponíveis em vídeo no Facebook, YouTube e Sites da Escola e do Jornal; e também no formato de podcast, por meio das principais plataformas.

Para assistir ou escutar a entrevista, acesse as redes sociais do jornal ou da Escola, ou se inscreve no canal do Youtube.

______________________________________________________________

O quê? Entrevista Maria Lúcia Fattorelli sobre a Reforma Administrativa;

Quando? Segunda feira, 06/12, às 18h;

Onde? Facebook ou Youtube

_____________________________________________________________

Confira também as entrevistas realizadas na primeira temporada:

Prelúdio nº6: Educação em tempos de pandemia com Nora Krawczyk

Prelúdio nº5: Uberização do trabalho docente com Selma Venco

Prelúdio nº4: Golpe, Estado e crise política com Elaine Behring

Prelúdio nº3: Capitais, fundo público e crise com Sara Granemann

Prelúdio nº2: As armas, o capital e o governo Bolsonaro com Mauro Iasi

Prelúdio nº1: Bolsonarismo e a crise no Brasil com Virgínia Fontes


Compartilhe a mídia independente