Jornal socialista e independente

Notícia

PEC dos Precatórios é aprovada na Câmara dos Deputados

Proposta prevê drible no teto de gastos e orçamento público

Imagem: Sessão deliberativa do Plenário da Câmara. Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados.
Por Maria Alice de Carvalho, redação do Universidade à Esquerda
05 de novembro, 2021 Atualizado: 17:11

Na madrugada da última quinta-feira (04), o governo Bolsonaro alcançou uma apertada vitória com a aprovação da PEC (proposta de emenda à Constituição) 23, a PEC dos Precatórios, em primeiro turno na Câmara dos Deputados.

A votação foi de 312 votos a favor da proposta, 144 contrários e 57 dos deputados não votaram. O número de votos necessários para a aprovação da proposta na Casa era de 308, passando portanto pela diferença de 4 votos.

O plenário ainda irá analisar os destaques, que são propostas de alterações em alguns pontos do texto. De acordo com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a votação dos destaques e do segundo turno deverá ocorrer na próxima terça-feira (9).

Após o segundo turno na Câmara, o texto da PEC seguirá para o Senado, onde precisa do voto de 49 dos 81 senadores em dois turnos.

No que tange ao conteúdo da PEC, de acordo com Leila Regina, a proposta prevê um calote em quem possui dinheiro a receber da União e modifica a regra de correção do teto de gastos, passando a considerar um período de cálculo diferente, manobra que libera mais dinheiro para outros gastos e que vem sendo considerada um “drible” no teto de gastos.