Jornal socialista e independente

Notícia

PEC do Fundeb entra em votação esta semana

A PEC que tramita há 5 anos para tornar o Fundeb permanente será votada nesta semana

Por Martim Campos, redação do Universidade à Esquerda
20 de julho, 2020 Atualizado: 15:27

Nesta semana, inicia-se o processo de votação na Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda na Constituição (PEC) n° 15/15, que visa tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e aumentar, em dez pontos percentuais, nos próximos seis anos, a fatia de recursos da União, atualmente, de 10%. 

A videoconferência prevista nesta segunda-feira (20/07) pela equipe do Ministério da Economia sobre a proposta de reformulação do Fundeb foi adiada para amanhã (21/07), em acordo entre líderes do Congresso e a articulação do governo.

Criado em 2007 como temporário, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) tem vigência até dezembro deste ano. O Fundeb é um fundo de âmbito estadual e a principal fonte de recursos da educação fundamental brasileira, correspondendo mais de 60% do financiamento de todo o ensino básico público.

Todo o recurso é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica e seus recursos são provenientes dos impostos e transferências estaduais, entre elas o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), bem como a complementação com uma parcela de recursos federais.