Jornal socialista e independente

Notícia

Universidades mobilizadas: Ocupação na UFFS

imagem da página Ocupa Reitoria- UFSS
Por Leila Regina, redação do Universidade à Esquerda
11 de setembro, 2019 Atualizado: 18:28

A conjuntura de cortes no orçamento da educação e o programa privatizante Future-se  tem feito  universidades  pelo Brasil se mobilizarem para a construção de uma Greve Geral da Educação. Na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó Santa Catarina, a situação grave de nomeação de um interventor, Marcelo Recktenvald, no lugar do reitor efetivamente eleito pela comunidade universitária provocou uma ocupação estudantil.

A ocupação que iniciou em 30 de agosto foi ameaçada por um pedido de reintegração de posse. Ontem, 10/09, depois de uma audiência de conciliação os estudantes se reuniram em assembleia para deliberar encaminhamentos. Os estudantes decidiram que não autorizam o interventor e seu vice a entrarem na reitoria mas liberarão o acesso dos demais funcionários.  As decisões da assembleia foram apresentadas no Ministério Público Federal em Chapecó, no dia 11/09.

Os estudantes continuarão mobilizados mantendo aulas públicas e programação de uma semana acadêmica. Será chamada uma reunião do Conselho Universitário (CONSUNI) para o dia 18/09 com pauta para crianção de uma comissão para mediar a reintegração do prédio da reitoria. Até lá a ocupação permanece.

Saiba mais informações em: OCUPA Reitoria – UFFS


Compartilhe a mídia independente