Jornal socialista e independente

Notícia

Governo Bolsonaro anuncia adiamento do Enem após pressão

A prova deve ocorrer em dezembro ou janeiro

Por Luiz Costa, redação do Universidade à Esquerda
20 de maio, 2020 Atualizado: 20:58

Após pressão social, o governo Bolsonaro anunciou que adiará a prova do Enem 2020. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais) anunciou que as datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao previsto inicialmente nos editais. Dessa forma, a prova deve ocorrer em dezembro ou janeiro.

Em nota, o Inep e o Ministério da Educação anunciam que “decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e Digital” devido “às demandas da sociedade e manifestações do Poder Legislativo”.

Na terça-feira (19), o Senado aprovou projeto de lei que adia a realização do exame nacional do ensino médio.

O senador Izalci Lucas (PSDB – DF) afirmou que conversou por telefone com Weintraub na terça-feira de manhã para que o exame fosse adiado. Entretanto, o ministro foi intransigente e solicitou a retirada do projeto, voltou a reafirmar que o ENEM não serve para compensar questões sociais, além de acusar o congresso de atropelar o governo.

Camilo Mussi, presidente substituto do Inep, órgão ligado ao MEC, e responsável pela produção da prova, havia afirmado anteriormente que não havia plano de contingência para o ENEM, caso a pandemia se estendesse até novembro de 2020. Também disse que não havia qualquer possibilidade de a prova ser cancelada.

Uma mobilização virtual de estudantes e professores tomou corpo nas últimas semanas exigindo o adiamento do ENEM. Nesta semana, o Congresso pautou a suspensão da prova e aprovou a proposta na terça-feira. 

Confira nota do instituto:

“Atento às demandas da sociedade e manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do Coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e Digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao previsto nos editais.

Para tanto, o Inep promoverá uma enquete junto aos inscritos para o Enem 2020, a ser realizada em junho, por meio da Página do Participante. As inscrições para o Enem 2020 seguem abertas até 23h59 desta sexta-feira, 22 de maio.”

Leia também: Por que devemos lutar pelo adiamento do ENEM?


Compartilhe a mídia independente