O texto da Reforma Administrativa (PEC 32) já tinha passado pela CCJ e estava sendo debatido da Comissão Especial da Câmara dos Deputados, a previsão era de que a votação da comissão ocorreria até o dia 16/09. Servidores públicos, com base nos indicativos de vários sindicatos, centrais sindicais e do FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais), estiveram mobilizados em Brasília ao longo de toda a semana. Foram realizados atos de pressão aos parlamentares para que estes votassem contra a Proposta de Emenda a Constituição. Além dos atos em Brasília também ocorreram atos nos estados com o mesmo objetivo.
A votação na comissão especial acabou sendo adiada e deve retornar para apreciação na comissão no dia 21/09 (terça-feira), se aprovado nesta comissão seguirá a votação em dois turnos no Plenário da Câmara dos Deputados e, para então ir ao Senado. A importância de a mobilização continuar e crescer massivamente para barrar esta proposta que fere a função pública e contribui para o rebaixamento das condições de trabalho de toda a classe.
Na semana passada o relator da proposta, Deputado Arthur de Oliveira Maia (DEM/BA), retirou a complementação de voto apresentada na noite de (15/9) e ficou de apresentar novo voto até o final do expediente da sexta-feira (17/09). Assim na segunda (20/09) a proposta poderá receber destaques até às 18h e na terça-feira (21/09) seguirá para votação.
As mobilizações dos servidores tiveram papel no adiamento da votação, mas também o desgaste do governo e a previsão de que o texto não teria votos suficientes para passar no Senado, contribuindo para que os deputados não queiram se desgastar aprovando um texto que será recusado adiante. A oposição também alegou que por conta do atraso na entrega do parecer e pela ausência do relator nas sessões, que foram esvaziadas, o adiamento seria necessário. Entretanto o adiamento também pode ser uma estratégia para tornar o texto mais palatável, diante disto é hora de acirrar a mobilização e ampliá-la para outros setores da sociedade.
Confira um pouco de como foi a Cobertura do UàE da Jornada de lutas contra a Reforma da Previdência de 13 a 16 de setembro em Brasília:
Foi realizada uma Reunião com a Frente do Serviço Público no período da tarde em que se definiu mais detalhes da mobilização ao longo da semana.
Na Terça-feira 14/09
A partir das 7h ocorreu Recepção de Deputados no Aeroporto de Brasília com faixas contra a PEC 32. A partir das 14h concentração no Espaço do Servidor (próximo ao Ministério da Economia) com saída em Ato até o Anexo II da Câmara dos Deputados.
Fotos do ato no Aeroporto para receber parlamentares e pressionar contra a Reforma Administrativa:
Recepção dos parlamentares no Aeroporto de Brasília:
Os trabalhadores dos correios também estiveram presentes em Brasília na luta contra a privatização da empresa:
Após a recepção dos parlamentares no aeroporto no período da manhã os trabalhadores fizeram concentração no período da tarde no Espaço do Servidor (próximo ao Ministério da Economia):
Professora Zuleide do Andes-SN fala ao UàE sobre a importância da luta contra a Reforma Administrativa:
Sindicatos de SC presentes na concentração
Os trabalhadores seguem em ato do Espaço dos Servidores até o Anexo II da Câmara:
Ato chega ao Anexo II da Câmara dos Deputados:
Concentração em frente ao Anexo II:
Denilson Viana, trabalhador dos correios, do Sintect-MG fala sobre a luta contra a privatização dos correios:
O dia finalizou com o ato em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados:
Na quarta-feira 15/09
A partir das 9h houve Reunião de entidades no Espaço do Servidor e no período da tarde concentração em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados enquanto uma comissão realizava pressão diretamente nos gabinetes dos deputados da Comissão Especial da PEC 32.
Concentração dos trabalhadores no período da manhã em frente ao Espaço do Servidor:
Luis Augusto, professor da UFG, e da regional planalto do Andes-SN fala ao UàE sobre a luta contra a Reforma Administrativa! ANDES-SN
No período da tarde os trabalhadores se concentraram em frente ao Anexo II
Trabalhadores seguem a pressão na entrada do anexo II da Câmara dos Deputados onde a comissão especial discute a PEC 32:
Presença do Sinasefe na concentração:
Sindjus presente
Trabalhadores protestando dentro da Câmara dos Deputados:
Trabalhadores sendo impedidos de ingressar na comissão especial cantam: “Protesto não é crime, a luta não se reprime”:
Trabalhadores protestam dentro da Câmara:
Saída dos servidores de dentro do Anexo II onde pressionavam parlamentares para votar contra a Reforma Administrativa, os servidores cantam “Não à PEC 32”:
Trabalhadores passam os informes após saírem do Anexo II aos demais companheiros que estavam em ato do lado de fora, chamam para continuidade da pressão aos parlamentares no dia seguinte:
Na quinta-feira 16/09
A concentração começou as 9h em frente ao Anexo II e contou com comissão de visita aos gabinetes dos deputados da Comissão Especial da PEC 32.
Algumas fotos do início da concentração em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados no dia 16/09:
Ao longo da manhã conversamos com militantes das bases e direções sindicais sobre a importância da luta contra a Reforma Administrativa:
Gelta Xavier, professora da UFF pela ADUFF/Andes SN: