Jornal socialista e independente

Notícia

HOJE às 19h! Debate da EFOP ‘A emergência e permanência da crise urbana e ambiental’ com Cláudio Ribeiro

‘A emergência e permanência da crise urbana e ambiental
‘A emergência e permanência da crise urbana e ambiental
Por Lara Albuquerque, redação do Universidade à Esquerda
05 de abril, 2022 Atualizado: 11:33

Hoje, terça feira, 05 de abril às 19 horas, a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra debaterá junto com o professor Cláudio Ribeiro da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (UFRJ) as mazelas urbanas e ambientais que nossa classe vivência na sociedade capitalista. Inscreva-se no site da EFOP e assista ao debate no canal do YouTube da Escola.  Cláudio Ribeiro é professor da FAU-UFRJ (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) onde atua com o ensino de urbanismo, meio ambiente e história da cidade na graduação e no Programa de Pós-graduação em Urbanismo – PROURB/FAU/UFRJ. É pesquisador do Laboratório de Direito e Urbanismo e participa do coletivo PERIFAU. Foi presidente da seção sindical do Andes-SN na UFRJ, a Adufrj-ssind de 2013 a 2015, e integrou a diretoria nacional deste sindicato de 2016 a 2018. 

Leia também: Por que participar do debate “A emergência e permanência da crise urbana e ambiental”

O debate acontece em meio a uma conjuntura de crise urbana e ambiental, chamados de desastres “naturais” pela mídia burguesa, ligada aos capitais que exploram o meio ambiente, os trabalhadores, os grandes centros urbanos e as pequenas cidades. No texto de Ana Zandoná a abordagem midiática dos problemas da realidade brasileira são discutidos a partir do curta de ficção de Kleber Mendonça Filho, Recife Frio, de 2009, o texto é intitulado Curta ‘Recife Frio’ e como o Brasil vive seus problemas urbanos e ambientais

Além da abordagem burguesa na mídia, há ainda as questões relacionadas ao direito à cidade e a mercantilização, privatização dos serviços públicos que contribuem e agravam os problemas que experienciamos em uma sociedade desigual como a nossa. O exemplo do Rio de Janeiro, ao privatizar a CEDAE é pedagógico, pois demonstra de forma descarada como e quando os capitais se interessam pelos serviços oferecidos à população. O interesse é unicamente a reprodução do capital e aumentar a margem de lucro destes.

No contexto de uma sequência de eventos com fortes chuvas e deslizamentos nos estados brasileiros desde dezembro, das catástrofes com rompimento de barragens, somados a essa abordagem dada pela mídia burguesa, a EFOP – Vânia Bambirra convida Cláudio Ribeiro para o debate de hoje. Com a intenção de aprofundar a discussão sobre a forma de organização das sociedades no capitalismo e como isso influencia a urbanização e ocupação das cidades, em meio a uma acelerada crise ambiental.

Se faz urgente que a esquerda e os socialistas se ocupem do debate sobre as cidades e urbanização. Contamos com sua participação!


Compartilhe a mídia independente