Jornal socialista e independente

Notícia

Fora EBSERH na UFRJ! Reitoria tenta dar golpe na comunidade

Ato ocorrerá no dia 23, às 9h em frente à Reitoria

Imagem: Divulgação do ato do dia 23/11 e da luta contra contra a EBSERH na UFRJ. Foto: Reprodução/ Movimento Barrar a EBSERH na UFRJ.
Por Maria Alice de Carvalho, redação do Universidade à Esquerda
22 de novembro, 2021 18:49

A comunidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) barrou, em 2013, a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na universidade, em uma luta que envolveu estudantes, docentes e técnico-administrativos. Agora, a Reitoria ameaça colocar todo o complexo hospitalar universitário nas mãos da EBSERH de forma rasteira.

A EBSERH é uma empresa pública de direito privado, conhecida por fechar ambulatórios, diminuir leitos e precarizar o atendimento nos hospitais que administra pelo país. A EBSERH surge como forma de privatizar a gestão dos Hospitais Universitários Federais (HUs) e de terceirizar os trabalhadores da saúde, além de interferir na autonomia universitária diminuindo o potencial de ensino, pesquisa e extensão dos hospitais, que perdem sua essência de hospital-escola para dar lugar à reprodução de uma gestão e  atenção à saúde precarizada e mercantilizada.