Os encontros serão mediados por Allan Kenji Seki, pós-doutorando da Faculdade de Educação da Unicamp. Sobre a obra “Americanismo e Fordismo”,
“As notas foram escritas por Gramsci entre 1928 e 1935, período no qual esteve preso, condenado pelo governo fascista por seu importante papel na organização do movimento comunista. A obra resulta, antes de tudo, de uma profunda reflexão a respeito das razões capazes de explicar a derrota do socialismo na Europa e a vitória do fascismo. O dirigente partidário comunista também escrevia, em seus cadernos, publicados postumamente, sobre a história italiana no século XIX, a teoria da história e da historiografia, e este esforço intelectual foi a sua maneira de tentar responder à seguinte questão: afinal, por que perdemos?
As notas relacionadas aos temas do americanismo e do fordismo foram reunidas por Gramsci no chamado Caderno 22 e sua publicação estimulou importantes estudos sobre o desenvolvimento do capitalismo no pós-guerra e as transformações nos processos de trabalho.” Reprodução de texto publicado pela EFOP na página do evento.
Para participar do grupo há 20 vagas, com requerimento de inscrição até o dia 1 de maio. O grupo será na modalidade online, por videoconferência, nos sábados das 14h às 16h30. Serão dois encontros, um no dia 07 de maio e outro no dia 14 de maio.
A EFOP tem organizado os Grupos de Leitura com o objetivo de difusão do conhecimento e estudo sistemático de uma obra ou conjunto de textos, sendo sempre grupos temporários com dinâmica e prazo bem definidos.
Um outro Grupo de Leitura que se encontra com inscrições abertas, por exemplo, é “A crítica à razão dualista” de Chico de Oliveira, com inscrições até 30 de maio.
Um outro grupo que ocorreu recentemente foi “Uberização, trabalho digital e indústria 4.0” de Ricardo Antunes, que teve seus encontros encerrados neste mês de abril. Também já foram estudadas as obras “Especulação e lucros fictícios” de Helder Gomes, “O capitalismo dependente latino-americano” de Vânia Bambirra e “A dialética da Dependência” de Ruy Mauro Marini dentro dos últimos anos.
Para se inscrever na atividade do Grupo de Leitura “Americanismo e Fordismo”, ter mais informações e acompanhar o que a EFOP vem construindo, acesse o site.