Jornal socialista e independente

Notícia

Clube do Livro à Esquerda faz sorteio de final de ano com livro de Angela Davis

Por Beatriz Costa, redação do Universidade à Esquerda
16 de dezembro, 2022 Atualizado: 22:50

O Clube do Livro à Esquerda, uma iniciativa da Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora Vânia Bambirra, está sorteando um mês de assinatura do clube para duas pessoas. O livro do mês de dezembro é O Sentido da Liberdade, de Angela Davis, publicado em novembro pela Editora Boitempo. O livro faz parte do eixo especial de fim de ano do clube.

O sorteio acontece pelo Instagram, para participar, os passos são simples:

  1. Seguir a página do @clubedolivroaesquerda;
  2. Marcar um amigo nos comentários da publicação do sorteio. Pode-se marcar quantas pessoas quiser;
  3. Divulgar a publicação do sorteio nos stories do Instagram.

O sorteio será no dia 23 de dezembro. Além do livro, assinando o clube você recebe em casa um cartão colecionável, um guia de leitura específico sobre a obra, e tudo isso em uma embalagem estilosa e segura.

O livro

Na obra, a questão da liberdade é analisada e são propostos caminhos para extinguir todas as formas de opressão que negam aos sujeitos liberdade política, cultural e sexual.

Confira a sinopse do livro, pela editora Boitempo:

“Qual é o sentido da liberdade? Ao longo de décadas de trabalho, a filósofa Angela Davis se dedica a analisar a questão que dá título a este livro e a propor caminhos para extinguir todas as formas de opressão que negam aos sujeitos liberdade política, cultural e sexual.

Publicados pela primeira vez em português, os doze textos que compõem o livro foram palestras realizadas por Angela Davis entre 1994 e 2009 e abordam a relação entre neoliberalismo, racismo, opressões de gênero e classe e o fenômeno da expansão da indústria da punição (ou complexo industrial-prisional) nos Estados Unidos. É a partir dessa inter-relação que a autora analisa fatos históricos da sociedade estadunidense, como a guerra no Iraque, o 11 de Setembro, a eleição de Barack Obama, o movimento pelos direitos civis e a importância da luta coletiva – em especial das comunidades negras, LGBTQIA+ e de mulheres – para repensar e ampliar o sentido da liberdade. Apresentando o assunto de forma ágil e acessível, a autora explora a noção radical de liberdade como um esforço coletivo em prol de uma verdadeira democracia, que exige novas formas de pensar e ser.

Apresentando o assunto de forma ágil e acessível, a autora explora a noção radical de liberdade como um esforço coletivo em prol de uma verdadeira democracia, que exige novas formas de pensar e ser. “Para Davis, a liberdade não é algo concedido pelo Estado na forma de lei, decreto ou norma; a liberdade é batalhada, é duramente disputada e transformadora, é um processo participativo que exige novas formas de pensar e de ser”, escreve Robin D. G. Kelly na apresentação.

Clube do Livro

O Clube do Livro à Esquerda tem como proposta fazer circular, para o maior número possível de pessoas, títulos importantes para o aprofundamento dos estudos sobre temas atuais conjuntura brasileira e internacional.

Os planos de assinatura proporcionam ao leitor o recebimento mensal de um livro escolhido pela curadoria do Clube dentro de um eixo temático, além de um guia de leitura impresso, um cartão colecionável e um brinde especial!

Assine já e conheça mais sobre o Clube no site da Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora Vânia Bambirra


Compartilhe a mídia independente