Jornal socialista e independente

Entrevista

EaD na UDESC: entrevista sobre o ensino remoto no curso de Arquitetura

Confira a entrevista realizada com a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da UDESC

Por Luisa Estácio, redação do Universidade à Esquerda
03 de agosto, 2020 Atualizado: 11:41

A retomada das aulas por meio do ensino a distância é atualmente centro de debates em diversas instituições de ensino do país, com sua implementação já em andamento em várias universidades. Esta proposta chamada de “Ensino Remoto Emergencial” é colocada em tons de urgência e é apresentada como uma “saída inevitável” por parcelas de setores do governo e empresariado, sendo tal discurso já absorvido por grande parte do meio acadêmico. O caráter precário e excludente faz parte de suas marcas atuais, as quais aparecem na rotina diária de estudantes e docentes, que buscam adaptar a este modelo de ensino ao seu cotidiano em contexto pandêmico.

O Universidade à Esquerda realiza atualmente entrevistas e recebe relatos para conhecer e divulgar sobre como está sendo a experiência dos estudantes, professores e técnicos neste momento com o ensino remoto. Caso você queira compartilhar sua experiência conosco e com os demais leitores do jornal, acesse a aba “Painel do Leitor”

Leia também: EaD na USP: “Que saudade eu estou da vida universitária”

Enquanto na UFSC a aprovação da implementação do ensino remoto ocorreu no dia 17 de julho, com o início da retomada das aulas para 31 de agosto após os três dias de Conselho Universitário, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) o cenário foi diferente. As aulas na modalidade EaD foram implementadas desde o dia 22 de junho.

O UàE entrevistou a estudante Amanda Ferreira Beltrame, que cursa atualmente a 8ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da UDESC, localizado na cidade de Laguna. Confira a entrevista a seguir.