Jornal socialista e independente

Notícia

EaD na USP: “Que saudade eu estou da vida universitária”

Confira o relato de um estudante que cursa Ciências Fundamentais para a Saúde na USP

Por Amanda Alexandroni, redação do Universidade à Esquerda
27 de julho, 2020 Atualizado: 20:56

O Universidade à Esquerda tem buscado recolher relatos de estudantes que atravessam por experiências com o Ensino a Distância (EaD) nas diversas universidades brasileiras. Caso você queira compartilhar sua experiência conosco e com os demais leitores do jornal, acesse a aba “Painel do Leitor”

Este relato foi enviado por um estudante do curso de Ciências Fundamentais para a Saúde, do Instituto de Ciências Biomédicas na Universidade de São Paulo (USP). Para cursar esta formação, o (a) estudante deve primeiramente ingressar em um curso na USP para, posteriormente, fazer um processo seletivo interno, com dez vagas abertas anualmente para toda a Universidade. O curso visa formar pesquisadores e profissionais para atuar na área da saúde e há uma certa flexibilidade curricular para que os (as) alunos (as) direcionem sua formação para áreas de pesquisa de interesse. O percurso acadêmico envolve tanto disciplinas teóricas quanto um vasto percurso por diversos laboratórios.

A USP adotou o EaD ainda em março. A escolha temprana por esse modelo em uma universidade pública de referência nacional tenciona as demais a assimilarem esse formato como algo possível ao desenvolvimento pedagógico de qualidade.