Notícia
Duas chapas se inscreveram para eleições da Reitoria na UFRJ
O processo será, pela primeira vez, realizado de maneira híbrida
Entre os dias 25 e 27 de abril ocorre a primeira fase da eleição para a nova Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para o mandato que vai de julho de 2023 a julho de 2027. Duas chapas foram homologadas na quinta-feira passada, dia 23 de março, pela Comissão Coordenadora da Pesquisa (CCP).
A primeira chapa inscrita – de número 10 – é intitulada “UFRJ para Todos: Autonomia, Inclusão e Inovação” é formada por Roberto Medronho – professor titular da Faculdade de Medicina (FM) e coordenador do Laboratório de Epidemiologia das Doenças Transmissíveis –, candidato a reitor, e Cássia Turci – professora titular do Instituto de Química (IQ) do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) –, como vice-reitora.
Já a segunda chapa inscrita, chapa 20, intitulada “Redesenhando a UFRJ: Democracia, Autonomia e Diversidade”, é formada por Vantuil Pereira – professor associado do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) e decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) –, como candidato a reitor, e por Katya Gualter – professora associada da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), unidade da qual é diretora desde 2016 –, como vice-reitora.
O processo será, pela primeira vez, realizado de maneira híbrida. Para a votação serão utilizadas urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) e também o sistema UFRJ E-Voting System (Helios Voting), o último para professores eméritos, estudantes de graduação a distância e os de pós-graduação stricto-sensu e lato sensu.
O calendário das eleições é o seguinte:
- 21 e 22 de março foi a inscrição de chapas
- 23 de março ocorreu a homologação das inscrições
- 23 de março até 24 de abril: campanha de 1º turno
- 25 a 27 de abril: 1º turno da pesquisa
- 28 de abril: resultado do 1º turno da pesquisa
- 2 a 8 de maio: Campanha de 2º turno da pesquisa, se houver
- 9 a 11 de maio: 2º turno da pesquisa, se houver
- 12 de maio: resultado do 2º turno, se houver
Durante o período de campanha eleitoral, a CCP irá organizar seis debates que também serão transmitidos ao vivo pelo canal da UFRJ no YouTube com acessibilidade em Libras. Eles irão ocorrer nos seguintes dias, horários e locais:
- 05 de abril às 16h no auditório do Centro Cultural Professor Horácio Macedo (Auditório Roxinho), no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), no campus Cidade Universitária
- 11 de abril às 17h no salão Pedro Calmon, no Palácio Universitário, no campus Praia Vermelha
- 12 de abril às 15h no auditório do Bloco B do Centro Multidisciplinar de Macaé
- 13 de abril às 16h no salão Nobre da Faculdade de Direito (Centro)
- 18 de abril às 10h no bloco A do campus Duque de Caxias
- 19 de abril às 16h no auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), do Centro de Ciências da Saúde, do campus Cidade Universitária
São quatro momentos principais até a definição do próximo reitorado:
- pesquisa pela comunidade universitária;
- elaboração da lista tríplice pelo Colégio Eleitoral e envio ao Ministério da Educação (MEC);
- nomeação pela Presidência da República;
- posse em Brasília e transmissão dos cargos na UFRJ.