Jornal socialista e independente

Notícia

Discentes do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUCRS se mobilizam contra o fechamento do programa e do curso de graduação em serviço social

Campus Central da PUCRS. Fonte: Ascom PUCRS. Licença CC.
Por Julia Vendrami, redação do Universidade à Esquerda
08 de agosto, 2022 15:13

Ao longo da última semana, discentes do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) tem denunciado a extinção gradual da graduação e da pós-graduação em serviço social da Universidade.

Por meio da conta de Instagram @resisteppgss, os discentes publicaram uma carta aberta e têm publicado diversas manifestações contrárias à extinção.

Na carta aberta, os estudantes ressaltam como o curso de serviço social fez parte da história da PUCRS, e do serviço social do Brasil, sendo o terceiro curso de serviço social criado no Brasil, em 1945. Já o PPGSS existe desde 1977 e possui nota 6 na avaliação da CAPES, sendo considerado um programa de excelência e mantem uma revista Qualis A1, a Revista Textos e Contextos.

De acordo com informações da representação discente do programa, já não existe mais ingresso por vestibular para a graduação em serviço social e não haverá mais ingresso para a pós-graduação em 2022, que existirá somente até que os estudantes que já fazem parte do programa concluam seus mestrados e doutorados.

A falta de ingresso na graduação foi apontada como o motivo para o fechamento do programa de pós, conforme a nota publicada pela PUCRS.

“A PUCRS confirma a não abertura de edital de ingresso para o programa de pós-graduação em Serviço Social, a partir de 2022. A integração entre graduação e pós-graduação é fundamental para a viabilidade do programa e atualmente a demanda da graduação é insuficiente para abertura de novas turmas. Essa decisão não gera nenhum prejuízo acadêmico aos atuais estudantes matriculados no programa.

Além disso, a partir de 2022, haverá um ingresso único para os programas em Educação e em Educação em Ciência e Matemática. O movimento de unificar os programas certamente trará maior robustez à área e, inclusive, está em conformidade com orientações gerais da Capes, que vê com preocupação fragmentações excessivas no sistema de pós-graduação.

A PUCRS possui 22 programas de pós-graduação stricto sensu. A não abertura de ingresso não significa fechamento imediato do programa, que só ocorrerá quando todos os estudantes atuais concluírem seu curso, desde que o ingresso não seja retomado. A PUCRS já iniciou um processo de integração dos pesquisadores destes programas aos demais grupos de pesquisa da Universidade, pois é de interesse da instituição manter pesquisadores e temas no seu portfólio de pesquisa.”

Dentre as manifestações publicadas no perfil Resiste PPGSS, destacam-se cartas e notas de apoio e solidariedade advindas de diversas universidades.

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), o Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) São Borja, o Departamento do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e os docentes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) então entre os que publicaram notas de apoio e solidariedade aos docentes, discentes e TAEs do Programa de Pós-Graduação e do curso de Serviço Social da PUCRS.

As cartas ressaltam a excelência do programa e suas contribuições para a área de serviço social, denunciam o desmonte que vem acontecendo no Brasil da pesquisa e produção de conhecimento no âmbito das Ciências Sociais e Humanas e solicitam a revisão da decisão de fechamento do PPGSS.

Diversas manifestações também relacionam a situação com o fim de 12 dos 26 programas de pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), também no Rio Grande do Sul, que foi anunciada no último mês.

A representante discente no PPGSS PUCRS falou ao Universidade À Esquerda como outras pessoas podem ajudar o movimento contra o fechamento do programa:

“Nós estamos nos organizando em grupos tanto aqui, como no whatsapp, as pessoas podem seguir no Instagram, entrar no grupo de whatsapp por link, assinar a nossa carta e, se egressos, podem enviar depoimentos. Também podem manifestar apoio publicamente, todo apoio é bem-vindo.”

Kathiana – Representante Discente no PPGSS PUCRS


Compartilhe a mídia independente