Jornal socialista e independente

Notícia

CONSUNI da UFRJ discute EBSERH: sessão se encerra com pedido de vistas

Comunidade participou do Conselho em ato, direto da UFRJ

Imagem: Hospital Universitário (HU) da UFRJ, com faixa em protesto à EBSERH. Foto: Sintufrj.
Por Maria Alice de Carvalho, redação do Universidade à Esquerda
23 de novembro, 2021 Atualizado: 15:12

Ocorreu hoje (23) a sessão do Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que discutiu a adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). 

A comunidade da UFRJ barrou, em 2013, a implantação da EBSERH na universidade, em uma luta que envolveu estudantes, docentes e técnico-administrativos. Agora, a Reitoria ameaça colocar todo o complexo hospitalar universitário nas mãos da EBSERH de forma atropelada.

Durante a sessão, alguns conselheiros e outros membros da comunidade universitária estiveram em ato, participando da sessão de forma coletiva a partir da Sala dos Conselhos da UFRJ, onde costumava ocorrer presencialmente as sessões. Essa forma de participação permitiu uma maior politização do espaço, garantindo que parte da comunidade pudesse estar presente e se manifestar.

As falas daqueles que hoje constroem o Movimento Barrar a EBSERH na UFRJ foram no sentido de expressar a incongruência da EBSERH com a função pública da Universidade e a catástrofe que é a adesão a essa empresa nos Hospitais Universitários, o que pode ser visto em locais onde a empresa já foi implantada.