Jornal socialista e independente

Outros

Ceará tem volta às aulas presenciais em redes privadas de ensino

Foto: Guilherme Santos/ Reprodução Sul21
Por Martim Campos, redação do Universidade à Esquerda
02 de outubro, 2020 Atualizado: 22:33

O retorno presencial das aulas nas escolas da macrorregião de Fortaleza estava previsto para esta quinta-feira (01/10) conforme  decreto do governador Camilo Santana, divulgado em suas redes sociais em 19 de Setembro. A liberação se dava tanto para a rede privada, quanto para a pública, mas a princípio apenas a primeira retomou as atividades presencialmente.

Nesta última quarta-feira (30/09), a Secretaria Municipal da Educação divulgou que os 231 mil alunos das redes públicas continuarão até 2021 a ter aulas remotas, pois mesmo com a autorização do Decreto Estadual, as escolas não possuem condições adequadas de infra-estrutura e segurança sanitária. 

Nesta quinta-feira (01/10), o Sindicato APEOC e representantes das entidades estudantis UBES, ACES e UNEFORT, com o intuito de fiscalizar as condições das escolas públicas, realizaram visitas às escolas da rede estadual para verificar as condições de retomada.

Foi identificada a falta de verba e a falta de orientações para a aquisição de equipamentos de proteção individuais (EPIs). Metade dos funcionários da limpeza é do grupo de risco. Além disso, o transporte escolar que é compartilhado entre o Município de Caucaia e o Estado ficaria a cargo do Estado bem como sua limpeza e higienização do transporte.