Jornal socialista e independente

Opinião

A luta contra Bolsonaro e a CPI da COVID

CPI da COVID-19
Imagem: Gravação do pronunciamento do Presidente da República, Jair Bolsonaro para o Dia do Trabalhador. Foto: Alan Santos/PR
Por Renato Milis, redação do Universidade à Esquerda
23 de abril, 2021 Atualizado: 13:07

O Senado Federal encaminhou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações do governo federal diante da pandemia de COVID-19. Bolsonaro e os seus estão chiando de um lado. De outro, muitos na esquerda se encheram de esperanças na perspectiva de que a CPI poderia levar a um impeachment do presidente. É preciso ter cautela, pois esta batalha se trava em um terreno que não é favorável a nossa classe. 

A CPI

A criação da CPI pelo Senado ocorreu por determinação de uma decisão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), realizada no dia 14/04. Bolsonaro protestou veementemente, tentando em primeiro lugar pressionar o STF levando suas hostes contra o Ministro Marco Aurélio de Mello. Em seguida, buscaram alterar o objeto da investigação para os governadores e prefeitos, e hoje tentam impedir que Renan Calheiros seja o relator. 

A reação desesperada de Bolsonaro e sua corja indica que eles “acusaram o golpe” (com a ironia da expressão nesse contexto). Perante isso, mais do que comemorar, parece importante perguntar-nos: Quem o desferiu? Por qual motivo? E quais as possíveis consequências da CPI?