Jornal socialista e independente

Notícia

15 de março: dia nacional de luta pela revogação do Novo Ensino Médio

Montagem por UàE – Fotos: Ocupação de Escola Pública em Brasília (2016), por Wilson Dias/Agência Brasil; Estudantes ocupam prédio da presidência na Avenida paulista (2016), por tuane Fernandes/Mídia Ninja; 15M em Porto Alegre (2019), por Laura Baldo/ estudantes NINJA.
Por Maria Helena Vigo, redação do Universidade à Esquerda
14 de março, 2023 Atualizado: 23:39

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convocou um dia nacional de luta contra a reforma do ensino médio, que deve acontecer em todo o país na próxima quarta, dia 15 de março. A convocação vem na esteira da reivindicação de uma série de movimentos, entidades, estudantes, trabalhadores e pesquisadores da educação pela revogação desta reforma.

Importante lembrar: a reforma foi levada ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória do ex-presidente golpista Michel Temer, em 2016, e obteve como resposta uma grande resistência estudantil, que resultou em ocupações de escolas e universidades por todo o país. As ocupações secundaristas e universitárias se opunham ao Novo Ensino Médio (NEM) e à EC 95, que congelou os gastos públicos por 20 anos. Ainda assim, a proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada como lei em 2017.