Jornal socialista e independente

Notícia

Unicamp revoga título Honoris causa de Jarbas Passarinho, signatário do AI-5

Anulação do título foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário

Jarbas Passarinho. Foto: Celio Azevedo/ Agência Senado (29/09/1988).
Por Thiago Zandoná, redação do Universidade à Esquerda
28 de setembro, 2021 Atualizado: 12:12

O Conselho Universitário da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revogou o título Doutor Honoris Causa de Jarbas Gonçalves Passarinho, articulador do golpe de 1964, ministro da educação durante a ditadura militar e signatário do Ato Institucional n.º 5.

A anulação da honraria foi aprovada nesta terça-feira (28) por todos os 74 conselheiros presentes. Era preciso ao menos 52 votos favoráveis para aprovar a revogação da honraria.

Para Maria Silvia Viccari Gatti, professora e presidenta da ADunicamp, o título Honoris a Passarinho contradiz o propósito da honraria, que, segundo estatuto da Unicamp, é conferido a “pessoas que tenham contribuído de maneira notável para o progresso das Ciências, das Letras ou das Artes ou ainda aos que tenham beneficiado de forma excepcional a humanidade ou tenham prestado relevantes serviços à Unicamp”.

Caio Navarro de Toledo, professor da Unicamp, salienta que com a revogação do título “a comunidade da Unicamp busca ser consequente com as conclusões e sugestões da Comissão Nacional da Verdade e, em particular, da Comissão de Verdade e Memória da Unicamp”.