Jornal socialista e independente

Notícia

Estudantes da USP denunciam desmonte do Hospital Universitário

HU sofre com cortes orçamentários e terceirização dos serviços

Imagem: Funcionários do HU-USP protestam por maior proteção e liberação do grupo de risco em maio de 2020. Foto: Sintusp.
Por Maria Alice de Carvalho, redação do Universidade à Esquerda
20 de abril, 2021 Atualizado: 18:03

O Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (CAOC), entidade de base dos estudantes da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), publicou no último dia 14 (quarta-feira) uma nota pública na qual denuncia o projeto de desmonte do Hospital Universitário (HU-USP), em curso desde 2014.

Além do Centro Acadêmico, também assinam a nota a Associação dos Docentes da USP (Adusp), Coletivo Butantã na Luta, Diretório Central dos Estudantes Alexandre Vannucchi Leme (DCE-Livre), União Nacional dos Estudantes (UNE), União Estadual dos Estudantes (UEE), Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Associação dos Moradores do Conjunto Residencial da USP (Amorcrusp), Associação dos Médicos Residentes da Faculdade de Medicina da USP (Amerusp) e mais dez Centros Acadêmicos da área de saúde de unidades da USP.

Na nota, os estudantes denunciam que, desde 2014, a Reitoria vem coadunando com medidas de restrição orçamentária ao HU, em um cenário de menor repasse de verbas do tesouro do estado.