Jornal socialista e independente

Notícia

90% das universidades federais farão Ensino Remoto Curricular

Aulas iniciam ao longo das próximas semanas na maioria das instituições

Por Marcelo Ferro, redação do Universidade à Esquerda
31 de agosto, 2020 Atualizado: 15:52

Errata: verificamos que na UFVJM a tramitação da resolução que regulamenta o ensino remoto já foi concluída, com início das aulas previsto para 08/09. Assim, o Ensino Remoto Curricular é realidade em 62 das 67 universidades federais.

Das 67 universidades federais que tiveram aulas presenciais interrompidas no começo do ano em razão da pandemia, 61 já implementam ou têm calendário definido para realização de Ensino Remoto Curricular. Nas outras 6 (UFFS, UFVJM, UNIR, UFT, UNIFAP e UFAL), a implementação é pauta de discussão das câmaras superiores e conselhos universitários. Os dados foram compilados pelo UàE, em 31/08, através de informações disponibilizadas nos portais virtuais das próprias instituições.

O levantamento indicou também que a metade dos estudantes nas universidades federais ainda não fez uma experiência com o Ensino Remoto. Das instituições que já se decidiram pela adesão, 27 dão início ao período letivo hoje (31/08) ou ao longo de setembro. Essas universidades representam 42% do total de estudantes nas federais do país. Contando outras 5 instituições que deram início às aulas em 24/08, e vão agora para sua segunda semana, as 32 instituições vinculam 52% do total de estudantes.