Jornal socialista e independente

Notícia

Repercussão do pronunciamento de Bolsonaro

Por Leila Regina, redação do Universidade à Esquerda
25 de março, 2020 Atualizado: 22:16

Depois do pronunciamento de Jair Bolsonaro da noite desta terça-feira, 24/03, muitas foram as manifestações destacando a falta de relação das declarações do presidente com a realidade da pandemia do corona vírus no Brasil.

Leia também: [Urgente] Em pronunciamento em rede nacional, Bolsonaro volta a minimizar o coronavírus

A Sociedade Brasileira de Infectologia – SBI divulgou nota em que destaca a gravidade da pandemia e que o Brasil está em uma curva crescente de casos, sendo assim afirma que na fase de disseminação comunitária as medidas de restrição social se impõem ao contrário do que defende o presidente de retomada das atividades nas escolas. Leia a nota na íntegra. A nota finaliza afirmando:

“Ficar em casa” é a resposta mais adequada para a maioria das cidades brasileiras neste momento, principalmente as mais populosas.

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), que reuni os secretários de saúde de todos os estados, também fez declaração afirmando que as críticas do presidente às medidas de confinamento são um grave erro. A carta afirma que os secretários ficaram estarrecidos com as declarações do presidente. Afirmam que:

 A economia, com trabalho, disciplina, organização e espírito público, se recuperará. Seremos solidários e trabalharemos sem descanso para permitir uma rápida recuperação da nossa economia. Mas é preciso que se entenda, vidas perdidas, não serão recuperadas jamais.

Leia a carta que faz duras críticas ao pronunciamento e afirmam a necessidade de manter as medidas embasadas em evidências científicas.

A Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO divulgou nota em que as entidades de saúde coletiva e bioética afirmam que Bolsonaro é “inimigo da saúde do povo” e que seu discurso foi intolerável e irresponsável. A nota, em tom duríssimo, afirma que a manifestação do presidente é criminosa. A nota é assinada por: Associação Brasileira de Saúde Coletiva – ABRASCO; Centro Brasileiro de Estudos da Saúde – Cebes; Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABrES; Associação Brasileira da Rede Unida;  Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn; Associação Paulista de Medicina  – APM; Sociedade Brasileira de Bioética – SBB; Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares – RNMMP. Leia a nota completa.

Outras entidades de saúde que já se manifestaram contrariamente ao pronunciamento de Bolsonaro e reafirmando a recomendação do Ministério da Saúde de isolamento social: A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) em conjunto com a Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea e a Sociedade Brasileira de Oncologia; a Sociedade Brasileira de Mastologia;  a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia entre outras.

Além disso, outras entidades e  representantes de setores públicos também fizeram críticas contundentes à declaração do presidente. Como exemplo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e o vice-presidente, Antonio Anastasia,  definIram como “grave” as declarações do presidente. Confira a nota à imprensa.


Compartilhe a mídia independente


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home2/univ3160/public_html/universidadeaesquerda.com.br/wp-content/themes/mercurius/inc/function-loop.php on line 110

Warning: Attempt to read property "slug" on null in /home2/univ3160/public_html/universidadeaesquerda.com.br/wp-content/themes/mercurius/inc/function-loop.php on line 110

Relacionadas


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home2/univ3160/public_html/universidadeaesquerda.com.br/wp-content/themes/mercurius/inc/function-loop.php on line 110

Warning: Attempt to read property "slug" on null in /home2/univ3160/public_html/universidadeaesquerda.com.br/wp-content/themes/mercurius/inc/function-loop.php on line 110