Universidade à Esquerda publicará as charges de Mauro Iasi
Charges do professor e dirigente comunista tocam questões sensíveis da conjuntura e da vida social
Por José Braga, redação do Universidade à Esquerda
31 de agosto, 2020 Atualizado: 09:48
O jornal Universidade à Esquerda (UàE) irá publicar as charges do professor, dirigente comunista e poeta Mauro Iasi. Seus desenhos tocam de forma criativa em questões sensíveis da conjuntura e da vida da sociedade de classes.
Muitas vezes utilizando da sátira, Mauro expressa nos cartuns a crítica socialista a degradação da vida que nos é imposta pelo capital e sua crise. Trata com acidez de acontecimentos relacionados a política e a economia. Também expressa os valores de nossa classe e homenageia as nossas lutas.
A arte é uma linguagem muito importante tradicionalmente para o movimento dos trabalhadores, e para os socialistas em especial, pois é uma das formas que podemos mostrar que nossa relação com o mundo pode ser diferente. No momento em que vivemos, com o crescimento dos aparelhos de propaganda liberais e da extrema direita (que não são distintos em absoluto), é imprescindível fazermos circular as críticas, ideias e valores socialistas. Por isso, contribuir para esta tarefa publicando as charges de Mauro é para nós muito importante, e também uma alegria.
Mauro Iasi é professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Marxistas (NEPEM), educador popular do Núcleo de Educação Popular 13 de Maio (NEP) e membro do Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Também é colunista do Blog e da TV Boitempo e poeta com diversos poemas publicados. Possui uma série de vídeos intitulada “Quarentena com poesia”.