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UFSC à Esquerda realiza debate sobre ensino à distância

Evento ocorrerá em plataforma virtual na próxima quinta-feira às 18h

Por Amanda Alexandroni, redação do Universidade à Esquerda
15 de junho, 2020 Atualizado: 17:13

A suspensão das atividades presenciais no início de março devido à pandemia do novo coronavírus impôs, para além dos temores promovidos pelo atravessamento de uma crise sanitária, angústias relativas ao destino dos exercícios universitários em toda a sua amplitude. As pressões para a retomada advêm de diversos setores. Assistimos nas últimas semanas a ofensiva oriunda tanto de grupos empresariais quanto de gestores administrativos e docentes.

A Administração Central da Universidade Federal de Santa Catarina optou por realizar um formulário online com questões relativas ao acesso a tecnologias da informação para decidir o destino do caráter de ensino. O formulário, cujos resultados foram divulgados na manhã desta segunda (14), não foi respondido por cerca de 35% de discentes, dentre graduandos e pós-graduandos. 

Para além da baixa adesão dos estudantes, o formulário nos revela sobre a dificuldade de tomar qualquer decisão desta magnitude por meio de consultas online. Para além da acessibilidade ou não dos estudantes, é necessário pesar o papel histórico do ensino à distância na educação superior brasileira e as implicações pedagógicas dessa modalidade. Para que qualquer decisão seja tomada, faz-se mister que a comunidade universitária partilhe tanto dos custos políticos quanto pedagógicos desta escolha. Tal responsabilidade decisória só pode ser efetivamente atribuída a partir da realização de amplos e profundos debates sobre o tema.  

Tendo isso em vista, o UFSC à Esquerda convidou Allan Kenji Seki* para delinear aspectos significativos sobre a temática. O evento, intitulado “Artifícios do capital para a educação: particularidades do Ensino à Distância”, será realizado na próxima quinta-feira, 18 de junho, às 18h. O público poderá realizar comentários e perguntas por meio do chat disponível na transmissão ao vivo. É fundamental que as três categorias da comunidade universitária compareçam, levem suas dúvidas e elaborações, para que juntos possamos traçar esse difícil debate. Além disso, é importante contar também com colegas de outras universidades do país.

Confira o evento no facebook clicando aqui.

*Allan Kenji Seki é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, membro do Grupo de Investigação sobre Política Educacional (GIPE-MARX). É co-autor do livro “Desventuras dos professores na formação para o Capital” e possui estudos na área de educação superior, políticas públicas em educação e teoria do valor. Recentemente defendeu sua tese intitulada “Determinações do capital financeiro no Ensino Superior: fundo público, regulamentações e formação de oligopólios (1990-2018)”. 

 


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