Jornal socialista e independente

Notícia

Trabalhadores da UFSC tem dia intenso de mobilização em 24/03

Dia Nacional de mobilização e paralisação em defesa dos serviços públicos

Foto: Cruzes do Ato dos trabalhadores no campus Trindade da UFSC em 24.03.2021. Foto UFSC à Esquerda.
Por Maria Fernandez, redação do Universidade à Esquerda
25 de março, 2021 Atualizado: 16:20

Nesta quarta-feira, dia 24/03, trabalhadores de todo o país aderiram ao Dia Nacional de mobilização e paralisação em defesa dos serviços públicos. Os trabalhadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (Sintufsc), organizaram uma série de atividades ao longo de todo o dia.

Este dia faz parte de um calendário de lutas aprovado na última plenária da federação da qual o Sintufsc faz parte, a Fasubra. Como pautas aprovadas em assembleia estavam a construção de uma Greve Geral dos trabalhadores; a construção de greve conjunta dos servidores públicos; a luta contra a Reforma Administrativa; a luta contra as privatizações; pela auditoria cidadã da dívida; vacinação para todos já; fora Bolsonaro; lockdown em Santa Catarina; contra o retorno das aulas presenciais; e em defesa da ciência e da universidade.

O dia na UFSC começou com um ato em memória aos mortos pelo covid-19, os trabalhadores espalharam 250 cruzes pelo campus trindade para simbolizar as vidas perdidas e lembrar que elas são muito mais que números. Este ato simbólico se dá em um momento em que o estado de Santa Catarina se aproxima do marco das 10 mil mortes por Covid. Além de lembrar os mortos dessa tragédia política que vivemos, os trabalhadores reivindicam vacinação para todos e medidas que garantam a possibilidade dos trabalhadores não terem que escolher entre morrer de Covid ou morrer de fome.