Jornal socialista e independente

Opinião

Ser Educacional compra Laureate Brasil, dona de Anhembi Morumbi e FMU

Compra da empresa americana Laureate pela Ser Educacional foi anunciada neste domingo

Ilustração: Shafin Al Asad Protic/Pixabay
Por Martim Campos, redação do Universidade à Esquerda
16 de setembro, 2020 13:19

Estamos diante de um cenário da expansão acelerada da financeirização da educação, onde as reestruturações das empresas educacionais, tal como a Cogna Educacional, caminham a todo vapor em busca do aumento de sua margem de lucro com a expansão dos negócios.

Neste domingo (13/09) o Grupo Ser Educacional, que possui boa parte de suas instituições principalmente no Norte e no Nordeste, anunciou a compra dos ativos da americana Laureate International Universities no Brasil, com uma transação avaliada em R$ 4 bilhões segundo Valor Econômico. 

Para concluir essa compra ainda é preciso passar pela assembleia geral extraordinária e pelo aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Caso a compra seja autorizada a superconcentração oligopólica ficaria atrás apenas da Cogna, Yduqs e Unip, contando com mais de 455 mil matrículas e receita combinada de R$ 3,4 bilhões. 

Com a nova reestruturação das empresas e a Laureate sendo o maior negócio de ensino superior disponível a venda, ofertando cursos de medicina em regiões ricas como São Paulo, há um horizonte de disputa entre outras empresas.