Jornal socialista e independente

Notícia

Sem recursos, UFRJ pode fechar no segundo semestre de 2021

Orçamento é 62% menor do que em 2012, o que representa uma perda de R$ 470 milhões

Foto: UFRJ (montagem: UàE).
Por Luiz Costa, redação do Universidade à Esquerda
10 de maio, 2021 Atualizado: 21:27

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das principais universidades brasileiras, está à beira de fechar as portas. A instituição pode paralisar suas atividades a partir do segundo semestre deste ano por falta de recursos para pagar contas correntes, como água, luz e limpeza.

Entre os mais diferentes trabalhos e pesquisas que podem ser afetados pelo fechamento da UFRJ, estão as pesquisas de duas vacinas nacionais contra a Covid-19, em fase de testes pré-clínicos nos laboratórios da UFRJ. Além de salas, bibliotecas e outras estruturas, a universidade mantém 9 hospitais e unidades de saúde, entre eles o maior do estado do Rio, e mais de 1.450 laboratórios de pesquisa, que demandam limpeza, segurança, insumos, medicamentos etc.

O iminente risco de parar a universidade levou a reitoria da UFRJ a publicar nota no jornal O Globo. Segundo Denise Pires de Carvalho e Carlos Frederico Leão Rocha, reitora e vice-reitor, a universidade tem sido sucateada com cortes orçamentários desde 2013.