Jornal socialista e independente

Notícia

Protestos na Guatemala contra orçamento 2021

ilustra
Foto do protesto em 21/11/2020 em frente ao Congresso da Guatemala/ Fonte: Red de Periodistas/Patricia Villegas Marin @pvillegas_tlSUR
Por Leila Regina, redação do Universidade à Esquerda
26 de novembro, 2020 13:00

Depois de aprovação do orçamento para 2021 no Congresso, a Guatemala vive dias de intensos protestos. O orçamento foi aprovado na madrugada de quarta-feira (18/11), sem que todos os deputados tivessem acesso ao conteúdo, nesse orçamento havia um aumento significativo da dívida nacional. O orçamento também não contemplava o combate à pobreza e destinava poucos recursos para educação e saúde, apesar de ser o maior da história do país, chegando a cerca de 12,8 bilhões de dólares. A Guatemala vive uma situação de 59,3% da população na pobreza.

Já no dia no dia 19/11 protestos iniciaram nas redes sociais e se expandiram para as praças.  No sábado, protestos foram chamados e reuniram milhares de pessoas em frente da sede do governo, no Palácio Nacional da Cultura. Os protestos chegaram ao Congresso que teve vários gabinetes incendiados. Os manifestantes foram expulsos pelas forças de segurança e bombeiros que aparam o incêndio. Houve dura repressão pela polícia que usou gás lacrimogêneo, mesmo tendo menores nos atos. 37 manifestantes foram detidos durante os protestos do sábado, vídeos que circularam nas redes sociais mostraram a excesso de força dos policiais e repressão mesmo a jornalistas. Pessoas envenenadas pelo gás lacrimogêneo e feridas foram atendidas pela Cruz vermelha e hospitais.