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Professores da CEJA de Florianópolis lançam carta sobre reforma curricular da SED

Imagem: Montagem UàE com trecho da resolução CEE n12/2022 e fotos da USP Imagens e do SINTECT-SP
Por Maria Helena Vigo, redação do Universidade à Esquerda
31 de agosto, 2022 Atualizado: 12:26

Na rede estadual de educação de Santa Catarina está sendo implementada uma reforma dos Currículos dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), orientada pelas Diretrizes do Conselho Estadual de Educação (CEE), em sua resolução nº12/2022.

No entanto, o corpo docente tem apontado diversas problemáticas em tal reforma, como a abertura para até 80% do currículo ser realizado na modalidade de Educação à Distância (EAD) e a diminuição da carga horária da parte comum do currículo, impactando diretamente as disciplinas de Biologia, Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física e retirando do currículo a parte de Ciência, Cultura, Tecnologia e Trabalho (CCTT). O que expressa uma concepção de ensino de menor qualidade direcionada para os estudantes da EJA.

As mudanças curriculares foram definidas pela Secretaria Estadual de Educação (SED) e enviadas prontas para as CEJAs. Diante deste cenário, professores dos núcleos de Florianópolis e São José organizaram uma carta e abaixo-assinado na qual são expostas as problemáticas da reforma e reivindicam um seminário para discussão e deliberação da reforma curricular com ampla participação, envolvendo os estudantes e professores das CEJAs.

Confira a Carta aberta do/as Professores/as do CEJA Florianópolis à Comunidade Escolar:

O abaixo-assinado pode ser acessado clicando aqui.


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