Notícia
Professores da CEJA de Florianópolis lançam carta sobre reforma curricular da SED
Na rede estadual de educação de Santa Catarina está sendo implementada uma reforma dos Currículos dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), orientada pelas Diretrizes do Conselho Estadual de Educação (CEE), em sua resolução nº12/2022.
No entanto, o corpo docente tem apontado diversas problemáticas em tal reforma, como a abertura para até 80% do currículo ser realizado na modalidade de Educação à Distância (EAD) e a diminuição da carga horária da parte comum do currículo, impactando diretamente as disciplinas de Biologia, Sociologia, Filosofia, Artes e Educação Física e retirando do currículo a parte de Ciência, Cultura, Tecnologia e Trabalho (CCTT). O que expressa uma concepção de ensino de menor qualidade direcionada para os estudantes da EJA.
As mudanças curriculares foram definidas pela Secretaria Estadual de Educação (SED) e enviadas prontas para as CEJAs. Diante deste cenário, professores dos núcleos de Florianópolis e São José organizaram uma carta e abaixo-assinado na qual são expostas as problemáticas da reforma e reivindicam um seminário para discussão e deliberação da reforma curricular com ampla participação, envolvendo os estudantes e professores das CEJAs.
Confira a Carta aberta do/as Professores/as do CEJA Florianópolis à Comunidade Escolar:
O abaixo-assinado pode ser acessado clicando aqui.