A próxima entrevista da segunda temporada do Programa Prelúdio vai ao ar neste sábado (12/03), às 17h. Nossa convidada, para seguir nos debates que nos propomos nesta temporada do programa, é Eblin Joseph Farage, a qual aborda os recentes ataques ao serviço público e a construção das lutas dessa categoria.
Eblin Farage é professora de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Favelas e Espaços Populares (NEPFE)/UFF, Eblin realiza pesquisas sobre o direito à cidade, sobre as favelas, os movimentos sociais, educação popular e educação superior. É uma importante militante do movimento docente do ensino superior público, atuando na Associação Nacional dos Docentes em Ensino Superior/Andes-SN, da qual foi presidente na gestão 2016-2018 e secretária geral de 2018 a 2020. Além disso, Eblin é colunista no Jornal Universidade à Esquerda (UàE), onde tem debatido a mobilização dos servidores.
A entrevista busca avançar na discussão de questões relativas ao serviço público e às construções de suas lutas, levando em consideração o indicativo de greve para esse mês de março. As lutas do serviço público e a discussão sobre o papel das privatizações é um tema central para pensarmos as lutas da classe trabalhadora brasileira.
Diante disso, Eblin resgata a história de lutas dos trabalhadores que constituíram o serviço público como o conhecemos; as pautas do indicativo de greve unificado, colocado neste momento para o conjunto do funcionalismo, que prevê um dia de paralisação para 16/03 e indicativo de greve geral para o dia 23/03; as privatizações e o contexto que atravessam as universidades públicas; a organização dos trabalhadores, movimento sindical e as dificuldades de mobilização; além da relação destas lutas com as lutas mais gerais dos trabalhadores brasileiros que enfrentam um rebaixamento de suas condições de vida.
Com esta entrevista, o Prelúdio segue em sua segunda temporada na busca por contribuir com os debates e possibilitar análises de conjuntura de fôlego para subsidiar as lutas da classe trabalhadora, da forma o mais profunda possível, contando com a contribuição de importantes intelectuais e militantes.
O debate feito por Eblin nos permite analisar as dificuldades presentes para a mobilização das lutas mas, também, a sua urgência. Contribui para uma analise precisa do contexto, sem cair em um pessimismo imobilista, apontando a necessidade de nos movermos em direção a um outro tipo de sociedade.
Acompanhe a entrevista durante o seu lançamento, sábado (12/03) às 17h, com comentários no Facebook ou no nosso Canal do Youtube. Após o lançamento, os episódios do Prelúdio ficam disponíveis em vídeo no Facebook, YouTube e Sites da Escola e do Jornal; e também no formato de podcast, por meio das principais plataformas como Spotfy.
Para assistir ou escutar a entrevista, acesse as redes sociais do jornal ou da Escola, e se inscreve no canal do Youtube.
______________________________________________________________
O quê? Entrevista com Eblin Farage sobre as lutas do serviço público;
Quando? Sábado, 12/03, às 17h; Onde? Facebook ou Youtube