A última entrevista deste ano do programa Prelúdio vai ao ar neste sábado (12) às 16h. Para concluir esta temporada de estreia do programa, a convidada foi Nora Rut Krawczyk. A entrevista aborda como a educação tem sido ajustada às demandas do capitalismo, especialmente no ano de 2020, mostrando como o ensino remoto, por mais que pareça totalmente inédito, consolida diversas tendências que já estavam em jogo no campo educacional.
Como de praxe, os episódios do Prelúdio ficam disponíveis em vídeo, no Facebook e YouTube, e podcast, através das principais plataformas.
A convidada Nora Rut Krawczyk é professora da Faculdade de Educação na Unicamp e membro do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Educação e Sociedade (GPPES). Nora tem contribuído com as análises e pesquisas críticas acerca da educação, sobretudo acerca da política educacional e da gestão escolar no ensino médio.
A professora e pesquisadora também tem contribuindo constantemente com análises e entrevistas em diversos meios. Em outubro deste ano, Nora ingressou no corpo de colunistas do Jornal Universidade à Esquerda.
Na entrevista, Nora analisa as mudanças nas quais a educação tem passado no ciclo atual e como isso se apresenta no controle do trabalho docente. Com base nesse estado, a professora discute como o ensino remoto, implantando em meio à pandemia, no fundo, intensificou diversas tendências que já estavam em jogo na educação.
Nesse contexto de crise econômica e sanitária, Nora reflete sobre as dificuldades e debilidades cada vez maiores no campo da educação mas também sobre as formas de luta e resistência, que em meio ao ataques, surge como alternativa de combate.
Com a entrevista de dezembro, o Prelúdio encerra sua primeira temporada iniciada em julho deste ano.
A realização do programa de entrevista surgiu como uma forma de subsidiar as análises conjunturais, do contexto atual. Afinal, no campo das lutas sociais, é preciso analisar a conjuntura de forma precisa para que consigamos agir na realidade de forma também precisa.
Foi com este proposito que o Prelúdio surge e é organizado pelo jornal Universidade à Esquerda em conjunto com a Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora Vânia Bambirra.
Para assistir ou escutar a entrevista, acesse as redes sociais do jornal ou da Escola, ou se inscreve no canal do Youtube.
Confira as edições anteriores:
Prelúdio nº5: Uberização do trabalho docente com Selma Venco
Prelúdio nº4: Golpe, Estado e crise política com Elaine Behring
Prelúdio nº3: Capitais, fundo público e crise com Sara Granemann
Prelúdio nº2: As armas, o capital e o governo Bolsonaro com Mauro Iasi
Prelúdio nº1: Bolsonarismo e a crise no Brasil com Virgínia Fontes