Devido à falta de imunizantes, 9 capitais brasileiras precisaram suspender ou reservar as aplicações da vacina contra Covid-19 para grupos restritos, como foi o caso de Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá e Rio Branco que estão com seus estoques reduzidos.
As suspensões da vacinação por conta da falta de imunizantes tem sido constantes. Em abril deste ano por exemplo, João Pessoa, Rio Branco, Salvador, Florianópolis, Goiânia, Maceió tiveram suas campanhas de vacinação suspensas por alguns dias. Nesta semana, em Aracaju, Campo Grande e Salvador, a falta de imunizantes levou à suspensão total desta fase.
Na cidade de São Paulo, a suspensão foi geral. Lá, desde o começo da aplicação das doses contra a Covid-19, cinco meses atrás, a vacinação nunca tinha parado totalmente como nesta terça-feira (22/06).
Confira abaixo a situação da vacinação em cada capital:
Porto Alegre
Nesta terça-feira (22/06) já faltavam vacinas para a primeira dose em alguns postos de vacinação, com restrições na aplicação da dose para acamados ou pessoas que agendaram a vacinação noturna. A faixa etária de vacinação atual da primeira dose é de pessoas com 50 anos ou mais. Há uma previsão de chegada nesta quinta-feira (24/06) de mais de 343.020 vacinas da Coronavac e Pfizer contra a Covid-19 para o Rio Grande do Sul. A prefeitura se posicionou anunciando que pretende retomar a aplicação da primeira dose do imunizante à população na sexta-feira (25/06).
Florianópolis
A vacinação foi suspensa na terça (22/06), restringindo o atendimento das primeiras doses em grávidas, lactantes e puérperas, com horário marcado. O Ministério da Saúde de Santa Catarina confirmou que na manhã desta quinta-feira (24/06) chegarão no aeroporto de Florianópolis 126,2 mil doses da Coronavac, 86.850 da Pfizer e 52.350 doses da vacina Janssen contra a Covid-19 para serem distribuídas às 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde de Santa Catarina.
São Paulo
A vacinação foi suspensa nesta terça-feira (22/06), sendo retomada hoje para pessoas a partir de 49 anos. Na segunda-feira (21), quase 400 postos dos 520 ficaram sem doses e a administração municipal decidiu suspender a campanha na terça-feira (22). No dia da retomada da vacinação contra covid-19 na cidade de São Paulo, ao menos 12 postos aguardavam abastecimento e cinco não estavam funcionando por volta das 18h, segundo o aplicativo “De Olho na Fila”, da prefeitura, que monitora a situação nas UBSs (unidades básicas de saúde).
Mato Grosso
Foi suspensa a vacinação nesta quarta para todas as faixas etárias e categorias profissionais, reservando uma parte apenas para lactantes. Assim como Porto, Cuiabá estava vacinando pessoas com 50 anos ou mais. A Secretaria da Saúde de Cuiabá projeta que a capital deve receber novo lote de imunizantes na próxima sexta-feira (25/06).
Em João Pessoa a vacinação das primeiras doses foram suspensas nesta segunda (21/06), mas continuou vacinando as pessoas da segunda dose. Em Salvador, as aplicações das 1ª e 2ª doses dos imunizantes contra Covid-19 também estão suspensas desde terça-feira (22/06), com a previsão de que seja retomada na sexta-feira (25/06). Campo Grande está há três dias com a vacinação suspensa, aguardando novas remessas para retomar a vacinação nesta quinta-feira.
Nesta quinta-feira (24/06), chegarão remessas da vacina da Janssen, única das que fazem parte da vacinação no Brasil aplicada em dose única. A expectativa era de que essas doses tivessem chegado na semana passada. As doses agora devem ser redistribuídas a todos os estados por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI), mas a quantidade das vacinas, no entanto, é metade da anunciada anteriormente pela pasta.