Notícia
Argentina: trabalhadores realizam grande greve geral!
Nesta quarta-feira, 29 de maio, os trabalhadores argentinos realizaram uma grande greve geral contra a política neoliberal do governo Macri. As principais centrais sindicais, Confederação Geral do Trabalho (CGT), Frente Sindical para o Modelo Nacional (FSMN), Central dos Trabalhadores da Argentina (CTA) e mais de 70 sindicatos participaram da greve que parou o país!
Os trabalhadores dos setores de transporte (urbano, metroviário, marítimo, aeroviário) também pararam. Trabalhadores da educação fecharam as escolas, trabalhadores da saúde mantiveram apenas às emergências dos hospitais abertas. Bancários, comerciários, caminhoneiros, trabalhadores da limpeza urbana, funcionários públicos, operários, atenderam o chamado e pararam as atividades. Trabalhadores desempregados também foram às ruas.
Desde cedo os trabalhadores trancaram ruas da capital, Buenos Aires, bem como estradas que a ligam com as demais cidades. Houve repressão policial em algumas vias, com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Um trabalhador ficou ferido.
A greve surpreendeu pela massiva adesão. Há muita indignação com o crescimento do desemprego, e o arrocho salarial. Os trabalhadores têm sentido o aumento do preço dos alimentos e das tarifas dos serviços.