Na semana passada, de 13 a 16/09, os trabalhadores fizeram grande mobilização em Brasília e a votação da Reforma Administrativa (PEC 32) prevista para aquela semana foi adiada para o dia 21/09 (terça-feira), entretanto a sessão de votação do parecer desta terça-feira foi também suspensa. O presidente da Comissão, Fernando Monteiro (PP-PE), informou o cancelamento das reuniões previstas para 21 e 22/09 às 9h e convocou novas reuniões para hoje, quarta-feira, 22/09 às 15h30, e para amanhã, 23/09 – quinta-feira, às 9h.
Houve uma tentativa de negociação para tornar o texto mais palatável com, mas o último relatório apresentado não trouxe as exigências dos trabalhadores e perdeu também apoio de parte dos deputados. Os deputados encaram a preocupação de aprovar um texto impopular que não passaria no Senado e apenas acarretaria perdas políticas aos deputados. A PEC 32 deve ser combatida por todos os trabalhadores, manter direitos dos servidores é defender um bastião dos direitos trabalhistas em geral.
Acompanhe algumas atividades que ocorreram em Brasília nesta semana:
Na segunda-feira, 20/09 às 18h, ocorreu Plenária Contra a PEC 32, acompanhe a cobertura da campanha coletiva “Contra a PEC 32“:
Na terça-feira, 21/09, no período da manhã os trabalhadores recepcionaram os parlamentares no Aeroporto de Brasília, vídeo disponível em “A PÚBLICA – Central do Servidor” :
Segue outro vídeo da Campanha contra a PEC 32 do protesto no Aeroporto:
A chegada no Aeroporto também foi transmitida por Andes-SN que noticiou as mobilizações.
Houve pressão também na Câmara dos Deputados na terça-feira. Confira a fala do Deputado Rogério Correia em 21/09 informando para os trabalhadores em frente ao Anexo II sobre as mudanças nas datas de reunião para votação e informando também que PSOL, PCdoB, PT, PSB, PDT, REDE Solidariedade e PV (ainda a confirmar) fecharam questão contra a PEC 32:
No período da tarde esta prevista nova reunião para votação do relatório a partir das 15h30, a pressão para que os parlamentares não votem a PEC 32 seguirá durante a semana. Continuaremos acompanhando as mobilizações contra a Reforma Administrativa e somando nesta luta.
Atualização (18h) : foi apresentado relatório novo no período da tarde desta quarta-feira (22/09). Oito partidos fecharam posição contrária a PEC 32 e devem manter o voto relatório. Os deputados fazem agora o estudo para apresentar os destaques ao novo texto. O artigo 37 A foi retirado do substituto e é possível que a base do governo tenha conseguido uma unidade para aprovar o relatório na Comissão Especial. A avaliação é que não há ainda conjunto de votos necessários para ele ser aprovado no plenário da Câmara, serão necessários 308 votos.