Jornal socialista e independente

Notícia

“Headband”: a tiara neuronal para medir o engajamento do estudante

Segundo os empresários, a ideia é buscar o máximo de “atenção plena” do aluno

À esquerda, Mario Ghio, diretor presidente da Somos Educação usando uma headband; no fundo, os dados de atenção compilados durante uma aula; à direita um modelo da headband produzida pela BrainCo. Fotomontagem: UàE.
Por Thiago Zandoná, redação do Universidade à Esquerda
16 de abril, 2021 Atualizado: 16:20

Imagine poder mensurar e interferir no engajamento dos alunos através de uma análise cerebral em tempo real. A Somos Educação, braço de educação básica da Cogna, tem buscado esse objetivo através da headband, uma espécie de tiara neurotecnológica que permite medir ondas cerebrais de atenção dos alunos, em tempo real.

O suprassumo do utilitarismo tecnológico no campo mercantil educacional está materializado nesta tiara. Segundo a Somos, o equipamento permite usar neurociência para analisar os movimentos de maior concentração dos estudantes em diversos métodos de ensino (com gráficos, vídeos, músicas, lendo texto etc.).

A headband foi desenvolvida pela startup BrainCo, fundada no Harvard Innovation Lab, em conjunto com o MIT Media Lab. A Somos Educação firmou parceria com a BrainCo e tem exclusividade para o uso das ferramentas da startup no Brasil.