Jornal socialista e independente

Notícia

Governo zera orçamento das universidades federais e inviabiliza pagamento de bolsas e contratos

A medida coloca em risco a continuidade do funcionamento das universidades e institutos federais

Foto: UFRJ (montagem: UàE).
Por Luiz Costa, redação do Universidade à Esquerda
06 de dezembro, 2022 Atualizado: 14:14

O Governo federal zerou o repasse de verbas às universidades federais. A medida foi efetivada na última quinta-feira (1º) através de um novo corte orçamentário. Diferente dos bloqueios orçamentários recorrentes nos últimos anos, a nova medida avança também em despesas que já haviam sido empenhadas.

Com a medida, as universidades e institutos federais não receberão repasses financeiros para executar compromissos básicos, como pagamento de contas correntes, empresas terceirizadas prestadoras de serviços, bolsas de estudo, programas de permanência, insumos e materiais para laboratórios, hospitais e salas de aula, contratos de transporte, subsídio dos restaurantes universitários etc.

O Governo Federal simplesmente não repassou os recursos financeiros de dezembro para as universidades. Normalmente, os recursos são destinados às universidades no começo de cada mês.

Com as contas literalmente zeradas, as universidades federais não podem executar despesas restantes nem mesmo proceder com despesas emergenciais que a universidade eventualmente necessitem. A UFRJ e UFSC já declaram que precisariam realizar reparos aos danos causados com as inundações da última semana, devido às fortes chuvas.