Jornal socialista e independente

Notícia

Governo Bolsonaro acelera privatizações na área de infraestrutura

Avança entrega de setores estratégicos do país

Imagem: Paulo Guedes, Ministro da Economia. Foto: Edu Andrade/Ascom/ME
Por Maria Alice de Carvalho, redação do Universidade à Esquerda
03 de maio, 2021 20:35

O mês de abril foi marcado pela aceleração dos processos de privatização no país. Só neste ano, governo Bolsonaro pretende leiloar 129 ativos das áreas de eletricidade, petróleo, gás, infraestrutura e prisões.

Durante o mês de abril, houve seis dias de disputas na B3 — bolsa de valores oficial do Brasil, sediada em São Paulo. Nesse período, 14 novos contratos de concessão foram gerados na área de infraestrutura na última semana. Os investimentos serão aplicados ao longo dos próximos 35 anos.

Os principais operadores vencedores do leilão foram CCR, Santos Brasil, Ecorodovias, Aegea Saneamento e Iguá. Grupos que tradicionalmente já atuam no Brasil.

A concessão mais comentada na última semana foi a da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), leiloada por R$22,7 bilhões à Iguá, a qual pretende, com o novo contrato, dobrar de porte e crescer três ou quatro vezes com outros projetos, de acordo com o presidente Carlos Brandão.

Chama a atenção a fala de Antonio Carlos Sepúlveda, presidente da operadora portuária Santos Brasil, que arrematou três terminais de combustíveis no Porto de Itaqui (MA), “o país vive uma janela de oportunidades que não se abre sempre. Vamos aproveitar”.

Fonte: Ministério da Infraestrutura e Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).