Notícia
François Chesnais, estudioso do processo de financeirização do capitalismo, falece hoje
Recebemos a notícia de que François Chesnais faleceu hoje. O economista francês foi um grande marxista, crítico do neoliberalismo e estudioso do processo de financeirização do capitalismo. O seu falecimento é uma perda para o marxismo.
Chesnais foi editor da revista Carré Rouge, professor emérito da Universidade Paris XIII, integrante do Novo Partido Anticapitalista. Também foi membro do conselho científico da ATTAC Association pour la Taxation des Transactions pour l´Aide aux Citoyens (Associação pela Tributação das Transações Financeiras para Ajuda aos Cidadãos) e técnico da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Sua obra dá contribuições importantes para todos que estão comprometidos com o combate ao capitalismo.
O livro A mundialização do capital, publicado no Brasil em 1996, é uma de suas obras de maior repercussão. Também publicou no Brasil o livro A mundialização financeira (1998).
Em 2019, o UàE publicou o texto de sua autoria “Ainda sobre o impasse econômico histórico do capitalismo mundial”, traduzido ao português por nosso colunista Allan Kenji Seki.